Para Empresas

O Espaço Lapidar oferece serviços complementares e suporte às pequenas e médias empresas assim como às Clínicas parceiras de saúde ocupacional, procedimentos de Avaliação Psicológica a candidatos, Avaliações Psicossociais e Assessment (soluções para o desenvolvimento de empresas) realizadas por profissional da Psicologia, devidamente registrada no Conselho Regional de Psicologia, capacitada, cujas técnicas e metodologias utilizadas, conceituadas e reconhecidas pelo respectivo órgão que norteia.

O Espaço Lapidar dispõe dos seguintes serviços para Empresas e Clínicas Médicas-Ocupacionais:

Avaliação psicológica de candidatos a vagas em aberto encaminhados pela empresa-cliente: Avaliamos posições estratégicas e de liderança, Analistas e especialistas, Operacional e técnico operacional.

A avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, como testes, entrevistas, observações, análise de documentos. Trata-se de um estudo explicativo sobre os fenômenos psicológicos que complementam os trabalhos do psicólogo e necessidades nos diferentes campos de atuação dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores onde é solicitada. Consiste de um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins aos quais a avaliação se destina. Com referência ao cuidado que temos com nossos parceiros e clientes, quanto ao uso dos testes psicológicos vale assegurar que de acordo com a Resolução CFP N.º 005/2012, art. 1º. “Os Testes Psicológicos são instrumentos de avaliação ou mensuração de características psicológicas, constituindo-se um método ou técnica de uso privativo do psicólogo, em decorrência do que dispõe o § 1° do Art. 13 da Lei n.° 4.119/62.”

Um dos benefícios principais de avaliar um candidato a possível investidura no cargo em aberto consiste através do mapeamento do perfil psicológico, com a entrega de laudos assertivos e completos, a possibilidade de uma diminuição na rotatividade de contratações e consequentemente diminuição dos custos de contratação e demissão.

Avaliação Psicossocial: É obrigatória a avaliação Psicológica para trabalhadores que ocupam cargos em que suas tarefas e atividades são realizadas em espaços confinados e em altura, relacionados a NR33 e NR35 respectivamente, determinadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Justifica-se esta obrigatoriedade na busca de segurança que a avaliação é capaz de construir, prevendo a avaliação de risco contra si mesmo e em relação aos outros profissionais e ao ambiente de trabalho.

O espaço confinado, NR nº 33, é encontrado na indústria naval e operações marítimas, indústria química e petroquímica, nas usinas sucroalcooleiras, serviços de água e esgoto, serviços de eletricidade, indústria gráfica, indústria alimentícia, indústria de papel e celulose, borracha, couro e têxtil, telefonia, siderúrgica e metalúrgica, construção civil, beneficiamento de minérios, fábricas, empresas, metalúrgicas, na prestação de serviços como os de gás, água e esgoto, eletricidade, e ainda nos porões de navios, caminhões, túneis, valetas e reatores. Nessas situações e realidades, ocorrem riscos psicossociais pela contaminação do espaço*****

Trabalho em altura, de acordo com as normas, é toda atividade executada acima de dois metros do nível superior, onde haja risco de queda. É localizado nas obras da construção civil e reformas, pontes rolantes, montagens de estruturas, serviços em ônibus e caminhões, depósito de materiais, serviços em linhas de transmissão e postes elétricos, trabalhos de manutenção em torres de telecomunicações (NR nº 35).

Quem realiza a Avaliação Psicossocial? Psicólogo devidamente registrado no Conselho de Classe competente (CRP), com capacidade técnica e metodológica reconhecida pelo CFP. No Espaço Lapidar este profissional realiza este tipo de avaliação para que seja traçado um perfil bem definido do indivíduo diante do trabalho em situações de risco. Os instrumentos de análise utilizados avaliarão aspectos como as atitudes, comportamento, valores, atenção, memória, inteligência geral, personalidade, aptidões intelectuais e específicas, e para isso faz-se uso dos testes psicológicos, observação, além da entrevista. A partir destes dados obtém um resultado confiável que determinará se o trabalhador está APTO ou INAPTO no quesito psicossocial. Ao investigar as reais condições psicológicas do indivíduo, o profissional em questão trabalhará em segurança, sem por em risco a si mesmo e aos outros profissionais deste ambiente de trabalho.

Objetivos da Avaliação Psicossocial
• Avaliar aspectos clínicos, sociais e laborais que compõem o perfil do trabalhador;
• Identificar as consequências de se trabalhar em espaço confinado e altura e suas relações com o estresse, com as emoções, depressão, ansiedade, distúrbios do sono e outros;
• Aplicar resultados a fim de verificar que o profissional em questão trabalhará em segurança.

Metodologia
• Entrevista Individual ou Coletiva;
• Entrevista Estruturada;
• Aplicação de Testes Psicológicos;
• Emissão do laudo
***** (Guimarães, Martins, & Botelho, 2013).

Assessment
O Espaço Lapidar auxilia e dá suporte a sua empresa para que se desenvolva em conformidade com suas necessidades por meio de um estudo minucioso e detalhado por meio de avaliações e testagens conceituadas e modernas junto a equipe de sua Empresa. De acordo com a necessidade da empresa será levantando os perfis comportamentais dos profissionais para que sejam colocados nas ocupações mais adequadas e propícias conforme o seu perfil. Serão fornecidas também informações, capazes de orientar sua empresa na contratação de profissionais em processo seletivo, gerenciamento e no desenvolvimento de seus colaboradores através de treinamentos. Por meio de apoio e auxilio técnico, o Espaço Lapidar busca para sua empresa uma melhoria no desempenho de suas equipes à medida que há uma diminuição na rotatividade de contratações, e, consequentemente, diminuição dos custos de contratação e demissão.

Benefícios:

• Análise das características comportamentais dos profissionais, tais como forças, motivações, formas de gerenciar e de se comunicar;
• Apontamento dos pontos que não são fortes ou a serem desenvolvidos;
• Proporcionar um amplo autoconhecimento;
• Possibilitar que a empresa integre seus colaboradores de acordo com o seu perfil, gerando mais satisfação e produtividade;
• Complementar informações para que se tenha um conhecimento profissional completo;
• Previsão da forma como um indivíduo age e interage com os outros colaboradores.

O Espaço Lapidar preza através deste serviço a promoção de soluções profissionais para o mundo corporativo, adaptando-se às necessidades das empresas, por meio de ferramentas (técnicas e avaliações) que conduzem ao diagnóstico do potencial do profissional e a gestão profissional dos elementos levantados para assim otimizar as expectativas corporativas.

Venha nos conhecer ou iremos até você. Agende uma visita e conheça nosso trabalho e método. Ficaremos muito satisfeitas e honradas em cuidar de sua organização com respeito, seriedade e ética.