Reorientação de Carreira e de Vida

Considera-se que o trabalho é uma das mais importantes maneiras do homem se posicionar como indivíduo único. Ele é visto como um dos componentes da felicidade humana tida como resultante da satisfação plena de necessidades psicossociais, do sentimento de prazer e do sentido de contribuição no exercício da atividade profissional.

O trabalho, que é constituído por divisão das tarefas, hierarquia, repartição das atividades, comando, etc., tem grandes implicações para a saúde dos trabalhadores podendo contribuir para o bem-estar ou para a manifestação de sintomas que afetam a saúde do mesmo. Estudos têm salientado que o trabalho pode ser uma fonte de prazer quando a organização não o encarcera e nem o limita, fazendo assim com o que o indivíduo torne o trabalho como um espaço para o alívio da tensão e da descarga psíquica ***. As pessoas não vivem somente de satisfações, mas de desejos também, e quando o desejo não é mais possível surgem as decepções e a perda do vigor, ocasionando um sofrimento, e a partir daí, a patologia.

O serviço de Reorientação de Carreira e de Vida do Espaço Lapidar visa proporcionar ao cliente (trabalhador) a conhecer com mais profundidade seu potencial, seus interesses e competências, abrindo-lhe um espaço de reflexão para que (re) construa um encontro para uma maior felicidade em suas realizações pessoais e profissionais.

O serviço de Reorientação de Carreira e de Vida é um processo no qual o psicólogo especializado no assunto e cliente participam conjuntamente na busca de um novo caminho, agregando recursos e oportunidades ao trajeto já vivenciado pelo trabalhador. Essa parceria resgata o passado quanto a escolhas e experiências e investiga de modo minucioso o presente, em prol de um projeto futuro.

Duração: 8 encontros de 60 minutos. Tais encontros podem ocorrer 1 ou 2 vezes por semana.

***(DEJOURS, ABDOUCHELI E JAYET, 1994).